reprodução, humana!
re-humanizando a medicina da reprodução
o nascimento de uma nova medicina reprodutiva
dominar todas as técnicas…
ao tocar a alma humana
seja, somente, outra alma humana
Jung
agora que começamos a cuidar melhor de quem perde…
vamos humanizar….
você já entendeu, né?
é impossível humanizar a medicina da reprodução se…
o médico protagonista
da reprodução ainda não foi convidado para a festa…
ainda está fora…
pós expulsão…
para humanizar a medicina reprodutiva,
a gente precisa dele…
para a gente parar de fazer FIV em todo mundo…
a gente vai ter que resgatar um monte de coisa…
a gente vai ter que arrumar tudo…
e, a primeira coisa a se fazer…
para a gente humanizar a assistência à reprodução…
e a voltar a cuidar da fertilidade…
é a gente devolver o protagonismo da assistência à fertilidade
para quem ela pertence.
tá na hora de estender um tapete vermelho no chão…
e chamar o GO para, com muita honra, respeito e zêlo…
assumir sua função…
para a revolução acontecer,
mais do que qualquer
outra pessoa…
GO…
eu preciso de você!
ginecologistas
& obstetras
GO,
tome posse
da sua missão!
se sua paciente não sabe, ela não pode fazer.
a gente não pode ensinar o que a gente não sabe.
então, a gente vai ter que aprender
primun non nocere
Antes de mais nada,
não fazer mal.
Mas… será suficiente?
Para que a revolução fértil
possa acontecer a gente não pode
se contentar em não fazer mal.
A gente não pode se contentar
em não mais ser ser causador de infertilidade.
A gente precisa focar
em causar fertilidade!
Mulheres precisam ser empoderadas!
Conhecimento é poder!
Informação é poder!
Mas, para empoderá-las,
a gente precisa, primeiro…
ter para gente esse poder….
O poder do conhecimento!
O poder de saber!
Então, antes de empoderar elas…
A gente precisa empoderar você!
Nós, ginecologistas, obstetras,
somos as médicas e os médicos
em que as pacientes mais confiam.
Mas…
Achamos que não merecemos tanto…
Não achamos que temos tanto poder…
Já passou da hora da gente parar
com essa síndrome de vira-lata
que a gente parece ter…
Chega de ser o patinho feio…
Tá na hora da gente
bater no peito e dizer:
eu sou a peça
mais importante
da reprodução!
Passa tudo na sua mão!!!
gineco empoderado
Para se tornar um gineco empoderado…
e poder empoderar
as dezenas de pacientes
que confiam suas fertilidades a você…
reconhecer não saber
consciência do que fazemos errado
humildade para aprender
o jeito certo de fazer
passar pra frente o poder
lembrando que, conhecimento é igual amor:
quanto mais você passar, mais você vai ter!
Passe pra frente esse poder!
Sua paciente merece o melhor de você!
Informação é poder.
E ela não pertence à gente.
E ela tem que ser entregue
para o empoderamento acontecer.
Seja um gineco empoderado!
Passe o poder para quem precisa receber!
Ginecos empoderados empoderarão toda uma geração!
E vão fazer a revolução mais fértil
que já te teve notícias, acontecer!
empoderamento fértil
para ginecologistas
| ginecologia fértil
renovação ginecológica
empoderamento
ginecológico
pró-fertilidade
planejamento familiar
de verdade!
planeje com a sua paciente a família dela!
Família é a coisa mais importante da vida!
E o planejamento familiar das nossas pacientes,
é, também, responsabilidade nossa como ginecologista!
Não dá pra deixar ela envelhecer na nossa cara!
pare de ser fofo!
fofura, não!
fofura infértil
Já expliquei lá atrás como a ‘fofura ginecológica’
pode prejudicar nossa fertilidade demais!
eu já sou ‘fofa ao contrário’
prefiro que saiam sem gostar muito de mim
não conforto muito
preciso fazer o povo se mexer
evangelize!!!
engravide cedo!
óvulo bom é óvulo novo!
preventivo da infertilidade
falar que o preventivo só serve para ver se tem cancer no colo do útero
manda congelar os óvulos!
seja um evangelizador
fique de olho no ovário!
nem tudo é SOP!
não passe pílula
sem saber o que é
sangrar não é menstruar!
faça sua paciente ovular!
progesterona não é vick vaporub
trate direito essa SOP!
tudo é endometriose!
até prova em contrário,
todo mundo tem endometriose!
ENMA
baixa reserva é igual endometriose
alta reserva é igual a SOP
reserva normal com sintomas de SOP = EMA
não confie em laudo de histerossalpingografia
histerossalpingografia
é mais tratamento que exame
HSG não avalia performance tubária
infecção ferra com trompa
nenhum exame consegue nos dizer se
a trompa está funcionando direito ou não
não diga que é a ansiedade
que está atrapalhando ela!
não é pra esperar nada!
a pílula não fica no corpo!
você é não é um pajé!
(pernas pra cima/ ansiedade)
clomifeno e letrozol
quando usar
aprenda a fazer ultrassom!
a boa notícia
tem gente que olha pro ultrassom e não vê nada
pro obstetra isso não deveria ser um problema
tá reclamando de barriga cheia kkkk
a gente tá acostumado a não enxergar
toque
curetagem
vai ser fácil, fácil!
aprenda a fazer ultrassom
e compre um aparelho
para o seu consultório!
A GENTE PASSOU A VIDA TODA
ENXERGANDO COM O DEDO E COM A CURETA.
CONFIA EM MIM.
Prepare-se e estude para oferecer
à sua paciente uma consulta pela qual VALE A PENA PAGAR!
Ir no seu consultório e você não poder olhar o folículo
Ter que pedir um ultrassom
Sai dessa vida
VOCÊ NÃO É DONO DA PACIENTE
Ela é sua própria dona.
Ela é dela.
ELA TEM O DIREITO À INFORMAÇÃO.
Mesmo que você seja filosoficamente contra
o que não consigo entender, mas respeito
você tem OBRIGAÇÃO de falar com sua paciente.
“É MUITO CARO.”
SUA PACIENTE É MAIOR DE IDADE
NÃO ESTÁ EM RISCO DE MORTE
(embora o ovário dela esteja…)
E TEM CONDIÇÕES DE TOMAR SUAS PRÓPRIAS DECISÕES
a paciente é dela! ela é sua própria dona! e não você!
o dono da paciente
Eu não sei se vem da prepotência médica,
da ideia de ser um ser meio superior pelo saber…
Ou se seria meio um machismo,
uma coisa do patriarcado…. é difícil de entender…
não sei se é resesntimento por ter sido expulso…
não sei se é recalque…
Há uns 2 anos dei uma palestra
sobre congelamento de óvulos em um congresso para Ginecologistas
Estava quase no fim da explicação,
maravilhada pela possibilidade de falar
sobre isso para um monte de Ginecologistas
quando um, lá do fundão, levantou a mão:
Sou Fulano de Tal, sou Ginecologista
na cidade Tal e não falo sobre congelamento
de óvulos pras minhas pacientes, mesmo, não! Muito caro!
Oi?
Eu não sei exatamente o que eu respondi.
Fiquei nervosa na hora.
Se fosse hoje, eu responderia:
Desculpe, “Doutor” Fulano.
Não estamos interessados na sua opinião.
Guarde para você. Quanto à sua paciente, ela tem DIREITO de saber.
A paciente, antes de ser minha ou sua, ela é dela.
Não somos donos das nossas pacientes.
E nossa opinião só interessa para a gente.
Já a informação, não.
A informação não pertence à gente.
Informação é poder.
E ela tem que ser entregue para o empoderamento acontecer.
Você quer ser lembrado
como um médico humano?
Ou obediente?
Pelo plano?
Você quer ser lembrada pela sociedade
como uma excelente médica ou pelo plano
como um médico muito obediente?
o preventivo
EXPLIQUE EXATAMENTE O QUE
VOCÊ ESTÁ FAZENDO QUANDO
COLHER PAPA NICOLAU
DESMISTIFIQUE O Papa Nicolau
FRISE QUE O PREVENTIVO SÓ SERVE
PARA DIAGNOSTICAR CÂNCER NO
COLO DO ÚTERO E nada além disso.
residência fértil
Nós, Ginecologistas,
precisamos saber fazer ultrassom.
Precisamos saber olhar útero e ovário.
Precisamos parar de pedir ultrassom
pra poder enxergar o que a gente precisa olhar.
Precisamos ter um ultrassom no consultório
Mas, sei que esse dia está meio
longe de chegar, então, por enquanto,
eu quero te pedir o seguinte:
Peça a contagem de folículos antrais
em todos os ultrassons
E escreva que saber as medidas do útero
não serve pra nada, então, não precisa de fazer.
Daí o tempo que o ultrassonografista
usava fazendo medidas que não servem pra nada,
ele passa a usar para uma coisa muuuuuito importante!
Checar a reserva ovariana!
Sem aumentar o custo em nada!
Não é massa?!
faça o preventivo da infertilidade
para ter
fiz evento e ninguém foi
fertilidade
colocar o flyet?
estamos orientando nossas pacientes adequadamente?
GO,
queria te dizer
tem um outro elo perdido na reprodução.
e esse elo, é você.
GO,
a repro é feminina
e você é o especialista em mulher, é você, de toda medicina!
e ela confia em você mais do que em ninguém!!!
Você precisa fazer US
como contar
seus folículos antrais?
Precisamos contar
os folículos de 2 a 10 milímetros
de um lado do ovário…
depois, do outro…
somar um valor
com o outro e…
Voilá!
Temos a CFA!
Não tem como ser
mais simples que isso, né?
Mas, no dia a dia, ainda esbarramos
com algumas dificuldades:
por ser muito novo
e pouco difundido e treinado…
alguns ultrassonografistas
acabam contando pequenos vasos
e outras imagens que não são folículos…
Mas, quanto mais treinarmos,
melhor todo mundo vai fazer!
a repro humana é sexuada
reprodução sex-suada
hormônio e amor!
devolvendo o sexo para a reprodução
A gente dá
o poder da empatia
Brené Brown
o poder da empatia
humildade fértil
continuamos não sabendo quase nada…
desça do Olimpo
fez FIV sem entender nada do que estava acontecendo
não fale mediquês
escute sua paciente
Cobre seu preço e entregue seu tempo!
pare de tirar pedidos de FIV
seja honesto
sobre o que é certeza
e o que é achismo da sua cabeça
REPRODUÇÃO HUMANA NUTELLA X RAIZ
ARQUIVO CHOOSING WISELY
ADD ONS DA ENTIDADE DO UK
CÉLULAS NK
BIÓPSIA ENDOMÉTRIO
ERA
PESQUISAR ENDOMETRITE
trombofilia
imunologia
biópsia embrionária
Vai chegar um dia (não acho que deva demorar…) que a gente vai ficar chocado de lembrar que a gente arrancava um pedaço do embrião para estudar…
Falar das doenças que pioram quando se faz biópsia: restrição crescimento por insuficiência placentária, gemelares, …
classificação embrionária
é só nós, humanos, tentando dar nota nas coisas de Deus…
falar das possíveis anomalias genéticas
e dos erros.
pare de dizer que
tudo é trombofilia.
mande para o hematologista
inclusão afetiva reprodutiva
O CORAÇÃO SENTE O QUE OS OLHOS VÊEM
explicar por que, tangibilize
COLOCAR FOTOS DOS EMBRIÕES
em tudo que é lugar dos tratamentos
Falar do app da Reproferty que vê ao vivo
Faça de tudo para o casal participar de tudo!!!
Abraçar depois da transferência, dar a mão
O casal está se sentindo vulnerável perto de nós
cuidado ao estimular a doação
NÃO À DOAÇÃO DE ÓVULOS POR TENTANTES!
Parar de deixar mulheres em tratamento doarem óvulos
Energia presa
Não é doação isso
Sobre DOAÇÃO de ÓVULOS
Tem que ser remunerada
Sou contra a forma que é feita atualmente
Falar sobre venda de óvulos
sobre DOAÇÃO de ÓVULOS
E a falsa “doação”
terrorismo nutricional
resolução CFM de junho de 2021
registro dos bebês por prod independente
mãe-solo
pré-natal de quem pega barriga emprestada pelo plano
gravidez transante
EMPATIA E ACOLHIMENTO
PRA A MEDICINA REPRODUTIVA DO NOVO MILÊNIO
O poderoso sistema de defesa do corpo (contra Biop Embrio)
pegar livro biópsia do Davi
Pra ser humana de verdade tem que ter abraço e acolhimento, sim.
Mas, também, tem que ter bom senso.
E ciência.
Pra ser humana de verdade tem que ser clean, limpa, fácil, transparente.
Sem pegadinhas.
Sem enrolação
embriões aneuplóides,
bebês normais
que dia é melhor
para transferir?
colocar figuras da transf e explicar de forma simples como funciona
que no futuro
a gente possa achar engraçado
isso de fazer FIV em todo mundo
sem necessidade
design fértil
go fértil:
para você saber:
o diagnóstico da endometriose,
hoje, demora sete anos para acontecer.
E, pra ele acontecer,
ele precisa de mim e de você.
Se a paciente acha
que ela tem, ela deve ter.
Não diga que não é
se você não tem certeza!
Ela sabe mais do
corpo dela que você!
Lembra que o corpo é dela!
E que ela deve conhecê-lo melhor do que você!
O dono de um
plano de saúde
disse uma vez:
Médico é que nem sal.
Branquinho, baratinho
e tem em qualquer lugar.
Com você quer ser lembrado?
Como um médico porreta?
Que cuidou fez tudo
pelas suas pacientes?
Ou, pelo plano de saúde,
como um médico obediente?